sexta-feira, 29 de abril de 2011 Conheça o DisplayCabinet!!!



Tim Burrell-Saward (designer) e Dan Williams (desenvolvedor de aplicativos web) criaram um protótipo que identifica objetos colocados sobre a mesa e exibe informações relacionadas com o cotidiano do usuário. A tecnologia, batizada de DisplayCabinet, tem o objetivo de fornecer informações de uma maneira mais simples de serem assimiladas. Confira no vídeo acima o protótipo da dupla.

Os responsáveis pelo DisplayCabinet utilizaram etiquetas RFID incorporadas a um grupo de objetos. Um leitor de RFID acoplado a um projetor é responsável por identificar cada item e exibir as informações relacionadas com as etiquetas rastreadas.

A intenção é que os usuários utilizem itens comuns no seu dia a dia para criar anotações e lembretes, tornando essa visualização mais prática e acessível. Por exemplo, bastaria colocar a carteira ou o molho de chaves para ter o saldo da sua conta bancária, informações meteorológicas e nomes das pessoas que se ausentaram de casa na superfície do móvel.


Galeria de Imagens
Fonte das imagens: Blog de Tim Burell-Saward.

As possibilidades de utilização do DisplayCabinet são intermináveis. É possível até mesmo saber onde uma pessoa está por meio de suas publicações na internet, como em redes sociais e serviços de hospedagem de fotos. Confira do que esta tecnologia é capaz na galeria de imagens acima.


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9840-informacao-em-cima-da-mesa-conheca-o-displaycabinet.htm#ixzz1KxIBoXwe
Digg it StumbleUpon del.icio.us

submarino do futuro


Para cumprir a meta, o Triton 36.000 possui um vidro especial, que fica mais resistente na medida em que recebe maior pressão.





(Fonte da imagem: PopSci)

As surpresas e os segredos reservados pelo fundo do mar podem em breve ser desvendados por um novo modelo de submarino. Com o objetivo de atingir o máximo possível de profundidade oceânica, o Triton 36.000 é uma das maiores novidades na área de veículos submersíveis tripulados.
Criado pela Triton Submarines em parceria com a Rayotek Scientific, o modelo conta um revestimento de vidro transparente que permite a vista externa da cabine sem riscos de rachaduras ou outros acidentes, possibilitando expedições completas e seguras. A proposta é similar a da expedição Virgin Oceanic, divulgada no começo do mês.
O componente que torna isso possível é o borosilicato, uma substância que faz com que o vidro fique mais resistente à medida que a pressão aumenta, garantindo o máximo de segurança para até três tripulantes. Para desenvolver a cabine, foram necessários oito meses de manuseio de diferentes materiais.
 
             (Fonte da imagem: PopSci)

O desafio que deve provar a eficiência do Triton 36.000 deve ser a descida até a base da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, o local considerado como o mais profundo já descoberto nos oceanos. Para concluir seu objetivo, o submarino deve alcançar a profundidade aproximada de 11 mil metros (ou 36 mil pés, medida que batiza o veículo) em apenas 75 minutos.


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9810-novo-submarino-tripulado-pode-alcancar-ate-11-mil-metros-de-profundidade.htm#ixzz1Kx9iBPOv
Digg it StumbleUpon del.icio.us

As tecnologias que diminuirão os congestionamentos


 
(Fonte da imagem: Streetline)

Um dos maiores problemas enfrentados nas grandes cidades do mundo é o trânsito. Com o aumento constante do número de veículos nas ruas, não é difícil encontrar quem passe pelo ritual diário de enfrentar horas de congestionamento até chegar ao trabalho ou voltar para casa.
Políticas públicas de transporte público à parte, um dos principais responsáveis por todo o problema são as vagas de estacionamento. Segundo um estudo realizado pelo professor Donald Shoup, da Universidade da Califórnia, motoristas procurando algum lugar para deixar o carro são responsáveis por até 74% dos congestionamentos em grandes cidades.
Como a expectativa para os próximos anos é de que o número de veículos nas ruas continue a aumentar, diversas empresas estão investindo em métodos para que encontrar vagas deixe de ser um problema. Muitos deles já estão em ativa de forma discreta, e apresentam resultados bastante surpreendentes.
Confira abaixo algumas das tecnologias que pretendem melhorar o trânsito das grandes cidades e, após a leitura, não deixe de registrar sua opinião em nossa seção de comentários.


Tecnologias inteligentes

                           
                             (Fonte da imagem: Streetline)

Um dos melhores exemplos de como a tecnologia pode ser usada para evitar congestionamentos está em Los Angeles. Recentemente, foram instalados diversos sensores com baixo consumo de energia nas áreas em que há maior fluxo de veículos.
Os aparelhos, que possuem tamanho próximo ao de um pires, são fixados ao asfalto e são capazes de se conectar a smartphones para a realização de pagamentos. As informações sobre as cobranças efetuadas são enviadas a uma central, na qual é possível verificar se o tempo de uso da vaga acabou ou se há alguma violação na forma como o motorista estacionou.
A partir dos dados coletados, a administração da cidade tem a opção de elevar o preço cobrado pelo estacionamento em horários de pico, fazendo com que os motoristas pensem duas vezes antes de ocupar um local por muito tempo. A mesma tática pode ser usada em dias em que há eventos próximos à localização, como forma de incentivar pessoas a usar o transporte público.


O celular como aliado

Os sensores também podem ser usados como uma arma eficiente na hora de encontrar vagas disponíveis, evitando que o usuário fique circulando por uma área. Através de um aplicativo para smartphones chamado Parker, os motoristas podem obter informações sobre áreas em que há probabilidade de encontrar uma vaga facilmente.


Segundo a Streetline, companhia responsável por fornecer a tecnologia, a cidade conseguiu recuperar o investimento necessário em somente três meses. O sucesso da empreitada foi tanto que cidades como Nova York, Washington e South Lake já estudam implementar programas similares como forma de melhorar o trânsito.


Trabalho comunitário

Outra forma de facilitar o fluxo de veículos é o aplicativo Roadify, que se baseia em dados enviados pelos próprios usuários para identificar vagas disponíveis. Ao enviar uma mensagem para o serviço no momento em que deixa um local ou detecta uma espaço vazio, a pessoa adquire pontos chamados “StreetCARma”.
 
(Fonte da imagem: Roadify)

Desde o lançamento da iniciativa, em novembro de 2009, cerca de 40 mil vagas foram indicadas somente na cidade de Nova York. Além de ajudar a melhorar o trânsito, o aplicativo também dispõe de informações úteis como locais com grande movimentação de veículos e metrôs que estão com o horário atrasado.
Outra iniciativa semelhante, chamada Waze, detecta onde os usuários estão localizados e, a partir das informações obtidas, alerta sobre a ocorrência de congestionamentos. Quem se vê preso em meio ao tráfego também pode emitir alertas e usar a câmera do telefone para enviar imagens que dão informações mais precisas sobre o problema.


Estacionamentos do futuro

Um dos exemplos mais eficientes para acabar com a procura de vagas foi construído na cidade de Budapeste, na Hungria. Cansados de ver alguns de seus principais pontos turísticos e históricos do local terem sua imagem prejudicada pelo excesso de veículos estacionados, os administradores locais investiram na construção de um gigantesco estacionamento subterrâneo.

Em vez de apelar para manobristas e um sistema de organização tradicional, foram usadas diversas tecnologias que poupam espaço e garantem mais segurança para os veículos. Ao entrar no local, o motorista dispõe de cinco vagas nas quais pode deixar o carro – aquelas que estão livres são indicadas por uma luz verde.
Após confirmar que o veículo está bem estacionado e desligado, o usuário  recebe uma ficha de identificação. Enquanto isso, o carro é transportado por uma plataforma móvel até uma espécie de depósito, onde um sistema informatizado encontra o melhor local para guardá-lo.

 
(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Retirar o veículo é uma tarefa igualmente simples: ao colocar a ficha correspondente em uma máquina e efetuar o pagamento, imediatamente o sistema inicia o transporte do carro até a saída. Para evitar confusões e garantir maior segurança, um operador é responsável por gerenciar um sistema de câmeras capaz de identificar a placa dos veículos armazenados no local.


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9803-como-tecnologias-de-estacionamento-vao-reduzir-congestionamentos.htm#ixzz1Kx67jkHO
Digg it StumbleUpon del.icio.us

Os 5 melhores jogos FPS da atualidade !!


Descubra quais FPS mataram os concorrentes na faca e viraram os destaques de 2011 no Baixaki. BANG! Headshot !!


Quem procura games de tiro em primeira pessoa, gênero mais conhecidos pela sigla “FPS”, encontra no Baixaki uma lista que beira os 400 títulos. Testar todos para descobrir quais são os melhores não seria muito prático, pois cada um pesa entre 300 MB e 3 GB, em média. Para poupar você de tamanho trabalho, o Baixaki escolheu os FPS que tiveram a repercussão mais positiva durante o ano e organizou esta lista.
Os títulos escolhidos foram Combat ArmsCrossFireAlliance of Valliant ArmsPoint Blank e Mission Against Terror. A seleção desses games levou em conta não somente a popularidade, mas o idioma em que eles se encontram e a qualidade de seus gráficos. Dessa forma, o Baixaki espera atender a vários perfis de usuário, possibilitando que iniciantes, profissionais, pessoas com PCs antigos ou tunados possam aproveitar o gênero e se divertir dando headshots.


Combat Arms

O principal destaque em Combat Arms é sua interface totalmente traduzida para o português. Nela, não apenas as opções escritas foram traduzidas, mas também todas as frases enviadas via rádio durante as partidas. Além disso, também é possível usar seu microfone para coordenar os ataques à base inimiga – chega de morrer enquanto digita!
Contudo, mesmo estando em português, é necessário se acostumar ao posicionamento das opções, pois sua quantidade é enorme e os botões de acesso não apresentam cores que os destaquem do restante da interface.
Combat Arms valoriza os jogadores com melhor mira e experiência em FPS. Sua jogabilidade requer algum tempo para adaptação: o personagem anda devagar naturalmente e corre somente quando a tecla Shift for pressionada – ou seja, você precisa ganhar coordenação com o dedo mínimo para se esconder das rajadas inimigas antes de ser acertado.

Para brasileiros

Por outro lado, o realismo dos gráficos não é dos melhores: a resolução do game fica relativamente baixa mesmo com todas as opções ativadas e em qualidade máxima. Já em relação aos efeitos sonoros, a situação muda – seu realismo não se limita aos disparos: sons de balas acertando paredes, passos sobre a neve e respiração ofegante durante corridas são algo frequente.
Para compensar tantos detalhes nos efeitos sonoros, muitos cenários não apresentam qualquer música de fundo durante as partidas. Tal fator possui lado positivo e negativo: ele permite reconhecer a movimentação inimiga à distância, porém remove qualquer efeito de tensão que uma trilha sonora bem bolada teria em situações de perigo extremo.
Quem tiver a tendência de cansar após passar muito tempo em um mesmo título, provavelmente demorará um pouco para largar Combat Arms: ele apresenta modos de jogo com diferentes objetivos, tornando cada partida única.
Seja desarmando bombas, aniquilando zumbis ou simplesmente distribuindo tiros, a diversão é garantida! Mas, tome cuidado: ambos os times usam o mesmo uniforme, então tenha certeza de estar mirando no inimigo antes de atirar!


CrossFire

Diferentemente de Combat Arms, CrossFire não possui interface em português. Há uma enorme similaridade entre a qualidade dos gráficos de ambos, porém este apresenta menos detalhes na textura dos personagens. Por outro lado, sua jogabilidade é mais fluida: por não haver nenhum botão que faça o personagem correr, a movimentação é naturalmente mais rápida.

Headshot

Outro destaque vai para o respawn (tempo de espera para a ressurreição) do personagem, pois, dependendo do modo de jogo, ele é instantâneo! Ou seja, é possível vingar sua própria morte poucos segundos após seu corpo tombar ao chão. Entretanto, isso gera uma grande poluição sonora no canal de rádio: mensagens alertando sobre o lançamento de granadas se tornam frequentes e passam a irritar depois de algum tempo.
Como em muitos outros FPS online, CrossFire também possui um sistema de carreira e dinheiro. Com isso é possível enfrentar apenas jogadores que estejam em um nível similar de habilidade e comprar armas mais poderosas e precisas no mercado.
Além disso, haja vista a pouca diferença com Combat Arms, inclusive na quantidade de modos de jogo, CrossFire é mais indicado para quem não quiser enfrentar servidores cheios e quiser uma jogabilidade melhor.


Alliance of Valiant Arms

Finalmente, eis a hora de indicarmos o FPS voltado para usuários possuidores de boas placas de vídeo: AVA (Alliance of Valiant Arms). Se você procura gráficos extremamente realistas e no mesmo nível dos games de console atuais, com jogabilidade agradável e muito precisa, belos efeitos visuais, sons realistas e boa trilha sonora, esta é a opção!
Entretanto, não somente os ótimos gráficos são os destaques de AVA: ele também impressiona pelos recursos adicionais proporcionados em sua jogabilidade. Estes o fazem parecer com os FPS que retratam guerras históricas – afinal, é possível usar mísseis para explodir tanques inimigos ou fazê-los virar peneira com a metralhadora em seu blindado.

Blindado

Outro grande diferencial de Alliance of Valiant Arms é seu sistema de classes. Nele, enquanto você espera a ressurreição, é possível escolher entre três funções de combate: Point Man, Rifle Man ou Sniper.
Cada classe possui uma arma principal diferente – mais adequada para sua função –, respectivamente: submetralhadoras (bom quando você estiver em grupo), rifles normais (ótimo poder de fogo, bom para atacar sozinho) e rifles de precisão (esconda-se e mate à distância, sem ser visto).
Assim como Combat Arms, AVA também permite que o personagem corra, todavia, de uma maneira muito mais simples: basta pressionar duas vezes o botão de movimentação frontal – ou seja, não há o risco de acertar o Caps Lock em vez do Shift quando você precisar fugir. Ainda sobre a jogabilidade, há mais opções de interação no cenário, como reparar tanques de guerra ou abrir caixas de armamentos.
Por outro lado, diferentemente de CrossFire, Alliance of Valiant Arms gerencia muito bem a emissão de sons no rádio, sem gerar poluição sonora. Nesse sentido, ele possui sons muito realistas, capazes não apenas de representar bem os barulhos reais, mas também de distinguir a distância entre os vários disparos e explosões.


Point Blank

Point Blank é o mais casual dos FPS nesta lista: com interface em português, ele é bastante leve e não exige um computador potente para funcionar adequadamente. Logo, ele é ideal se você não pretende gastar muitas horas jogando por semana, mas deseja rapidez quando quiser fazê-lo.
Exatamente por ser leve, Point Blank não conta com gráficos bons. Na verdade, eles são extremamente simples e de baixa resolução, apresentando texturas pouco trabalhadas e física surrealista: ao cair morto, o personagem parece um boneco; ao andar, ele não parece tocar o chão. Apesar disso, sua jogabilidade é excepcional e os comandos respondem com precisão.
Há uma quantidade pequena de modos de jogo neste FPS, porém eles abrangem os mais usados: destruir a base inimiga, armar (ou desarmar) bombas ou, simplesmente, aniquilar o time adversário. Uma diferença interessante no PointBlank é a possibilidade de destruir algumas partes específicas do cenário, principalmente paredes, liberando o acesso a áreas escondidas do mapa.

Destrua o cenário

Outra possibilidade relevante é a mudança da arma principal em qualquer momento da partida: enquanto nos outros jogos acima é preciso morrer para trocar de função ou sair da partida para equipar outra arma, em Point Blank, basta trocá-la. Finalmente, os sons do game são muito altos: apesar de isso representar grande realismo, não é muito saudável para os ouvidos do jogador.


Mission Against Terror

Quem ainda está começando a jogar FPS provavelmente não goste muito das opções anteriores desta lista. Afinal, muitas delas estão repletas de jogadores habilidosos – mesmo nos servidores voltados apenas para novatos! Dessa forma, o ideal é deixar a última sugestão de FPS ser uma em que seja possível aprender a jogar.
O diferencial de Mission Against Terror está na possibilidade de preencher salas com robôs em vez de jogadores, pois assim não é preciso esperá-las encher para começar a partida. Outra vantagem dessa opção é a possibilidade de criar uma sala para jogar sozinho, definindo o nível de inteligência artificial dos oponentes de acordo com sua própria capacidade de enfrentá-los.

Personalização

Mission Against Terror também apresenta duas outras características muito peculiares que o distinguem de outros FPS. Uma delas envolve mudar as roupas do personagem, possibilitando que você empunhe um rifle enquanto traja uma bermuda e camiseta florida. A outra é referente à trilha sonora do jogo: há músicas muito boas tocando durante as partidas – o que não chega a atrapalhar a identificação dos sons de passos inimigos.
O game também apresenta respawn instantâneo e outra adição curiosa à jogabilidade: a possibilidade de dançar para recuperar os pontos de vida perdidos. Dessa forma, se você sobreviver a um tiroteio, pode voltar ao seguinte com os ferimentos curados – isso não faz sentido, porém é algo muito prático!
Em relação a questões técnicas, Mission Against Terror conta com gráficos de poucos detalhes, tornando-o acessível aos jogadores que usam PCs antigos. Suas músicas são boas e deixam as partidas mais interessantes, porém há muitos sons simultâneos e repetitivos que poluem o jogo.
Por fim, a jogabilidade é precisa e serve bem ao propósito de introduzir novatos ao gênero FPS – porém, talvez seja preciso configurar a sensibilidade do mouse para melhores resultados.


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9792-os-5-jogos-de-tiro-mais-legais-do-baixaki-em-2011.htm#ixzz1Kx4tZtmW
Digg it StumbleUpon del.icio.us

A segurança de um data center da google !!



Dentro de um Data Center da Google existem milhares de máquinas. Elas processam tudo o que você realiza em um dos serviços da empresa. Seja em uma pesquisa no portal de buscas ou ao utilizar o serviço de compras da companhia, os Data Centers sempre estão atuando para prover resultados para os usuários.
As máquinas de um Data Center da Google são personalizadas e montadas pela própria empresa para atender aos requisitos necessários. A Google constrói milhares de servidores por ano e cada um deles é construído como parte fundamental de um dos Data Centers.
 

Os computadores rodam uma versão dedicada do Linux, a qual é desenvolvida de acordo com as especificações da Google. Somente os serviços essenciais e estritamente necessários são instalados nesse sistema.


Segurança física

O acesso a um Data Center da Google é muito controlado. Faz parte da política da empresa não permitir visitas públicas a esses locais. E até mesmo os funcionários da Google têm restrições quanto ao acesso dessas máquinas. A entrada de veículos nesses locais é supercontrolada e existem cercas e portões para impedir a invasão não autorizada do local.
A segurança externa é realizada 24 horas por dia, sete dias por semana. Câmeras gravam todas as ações que ocorrem no perímetro do Data Center. Os funcionários autorizados possuem um cartão especial, o qual é carregado magneticamente para dificultar a clonagem.
 

Logo na entrada, os funcionários devem informar o nome em um computador. Alguns Data Centers da Google ainda são equipados com uma câmera que verifica a íris do funcionário. Após passar pela entrada, o funcionário está em uma sala comum da Google, na qual são efetuadas as atividades para controlar o Data Center.
O acesso às máquinas do Data Center é ainda mais restrito. Somente funcionários com cartões específicos podem entrar na sala principal do Data Center. E para tanto, não basta utilizar o cartão, mas também é preciso passar pelo leitor biométrico. Novamente, alguns Data Centers são equipados com leitores de íris.


Segurança dos dados

Um dos itens mais importantes nas máquinas de um Data Center da Google é o disco rígido. A empresa toma muito cuidado para lidar com esses discos, pois são neles que ficam armazenados os dados dos tantos usuários que usam os serviços Google.
Os dados dos usuários são armazenados em múltiplos locais para aumentar a confiabilidade. Os arquivos são guardados com nomes aleatórios e com uma codificação que não permite a humanos lerem o conteúdo.

 

Cada disco instalado em um servidor é constantemente monitorado. Se um disco falhar, ele é levado para um setor de testes, onde é reformatado e analisado de diversas maneiras. Caso o disco apresente falha incorrigível, ele é verificado mais uma vez para que haja 100% de certeza de que os dados anteriores foram apagados. Esse processo garante que nenhum dado dos usuários permaneça no disco rígido.
Os discos que não podem ser mais utilizados são completamente destruídos. Algumas etapas compõem essa tarefa. Em um primeiro momento, um equipamento amassa os discos do HD. Em seguida, uma máquina corta o disco rígido em pequenos pedaços, garantido que ninguém terá acesso aos dados dos usuários da Google.
 

Nota: todos os dados de um HD defeituoso possuem cópias reservas no mesmo Data Center, o que assegura que o usuário não perderá nenhum de seus arquivos ou informações.
Um Data Center da Google possui geradores de energia para garantir que as máquinas nunca parem de trabalhar. Além disso, existem múltiplas conexões de internet de alta velocidade, que mantêm os dados sempre acessíveis.


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9791-veja-como-e-a-seguranca-de-um-data-center-da-google-video-.htm#ixzz1Kx4B0xEp
Digg it StumbleUpon del.icio.us

quarta-feira, 27 de abril de 2011 Os robos mais realistas do mundo


A ficção científica está repleta de histórias em que é difícil identificar quem é humano ou não. Nelas, as técnicas de produção das máquinas se tornou tão realista que não só elas são capazes de demonstrar emoções e criatividade, como possuem a aparência de uma pessoa qualquer – incluindo detalhes mínimos como pelos e rugas na pele.
Embora ainda esteja longe o dia em que teremos robôs capazes de sumir em meio à multidão devido à sua semelhança com humanos, a cada ano surgem invenções que chegam cada vez mais perto desse objetivo.
Neste artigo, reunimos algumas das máquinas mais impressionantes (e bizarras) que tentam emular com perfeição o comportamento humano. Confira abaixo a lista, e não deixe de registrar sua opinião sobre as invenções em nossa seção de comentários.

Geminoid

Alguns dos robôs mais realistas do mundo pertencem à linha Geminoid, desenvolvidos pela companhia japonesa Kokoro. Dispondo atualmente de três modelos (o mais recente inspirado no professor Henrik Scharfe, da Universidade Aalborg na Dinamarca), o objetivo das criações é estudar interações emocionais entre humanos e máquinas.
Além disso, os robôs servem como forma de observar como as características culturais de diferentes locais interferem na percepção de máquinas realistas. Todas as criações têm suas expressões faciais controladas de forma remota por um operador especializado, e ainda estão longe de interagir de forma realista com o público.
Mesmo com essas limitações, as invenções surpreendem pelo realismo e variedade de expressões que conseguem demonstrar.

Actroid DER2

Outra invenção da Kokoro, o Actroid DER2 possui funções bem diferentes da linha Geminoid. Como fica claro no site da empresa, a Actroid DER2 tem o objetivo de emular o comportamento de uma modelo, e é usada principalmente em grandes eventos como um substituto interessante para as recepcionistas tradicionais.
Disponível em modelos de cabelo comprido ou curto, os robôs podem ser alugados através de um número de contato fornecido pela fabricante.

Animatrônicos complexos

A indústria da propaganda também se aproveita de robôs realistas para chamar atenção para suas produções, como mostra o bebê mecânico do vídeo abaixo:
O cinemausa as evoluções na área na geração de efeitos especiais mais reais do que qualquer computação gráfica. Exemplo disso é a criação robótica abaixo, feita especialmente para o filme Pink Eye.

Humano ou robô?

A máquina criada por David Hanson surpreende pelo nível de realismo e, se não fossem os fios ligados à parte de trás da cabeça, poderia ser confundida com um ser humano real. Batizado como Jules, o robô tem como principal objetivo interagir com pessoas através de conversas sobre os mais diferentes assuntos.
Jules também é capaz de desenvolver empatia e relacionamentos realistas com humanos. Isso sem contar com um sistema capaz de reconhecer diferentes expressões faciais e uma memória que armazena o nome e as características das pessoas com quem interagiu.

Assustadoramente real

Embora não possua uma aparência tão próxima a dos seres humanos quanto os demais robôs mostrados aqui, o CB2 chega a assustar pela capacidade de imitar comportamentos. A partir da observação de expressões faciais e do contexto social em que uma pessoa se encontra, a máquina é capaz de reproduzi-las fielmente em poucos instantes.
Segundo os criadores, a relação do robô com o ambiente à sua volta é a mesma que a de um bebê. Com 1,3 metros de altura, a criança humanoide foi criada para aprender da mesma forma que um ser humano. Além das câmeras acopladas aos olhos, o robô conta com diversos sensores em sua pele capazes de identificar e responder diferentes tipos de toques.
Criado em 2007, o CB2 desenvolve novas habilidades com a passagem do tempo. Além de ter aprimorado o sistema de detecção de emoções e expressões, a máquina conseguiu a aprender sozinha como controlar seus 51 músculos mecânicos para conseguir andar sem apoio.


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9779-os-robos-mais-realistas-do-mundo.htm#ixzz1KkJzRgOk
Digg it StumbleUpon del.icio.us

 
(Fonte da imagem: Google Maps / Reprodução)


A Google deverá remodelar a maneira como as favelas cariocas são exibidas no Google Maps, de forma a tornar mais organizado o número excessivo de favelas que aparece atualmente no sistema. A informação foi veiculada nesta semana no jornal O Globo.

Segundo o periódico, o principal objetivo da mudança é tornar as informações mais organizadas e acessíveis, de forma a não intimidar turistas. Bairros como Humaitá e Cosme Velho, por exemplo, não aparecem no mapa devido à quantidade de nomes de favelas.

O problema, segundo a reportagem, está no algoritmo do Google, que reconhece cada nome de favela como um bairro. Assim, favelas pequenas e praticamente desconhecidas têm o mesmo peso de bairros grandes e populosos.

Não houve nenhuma reclamação formal de algum órgão público junto à Google. Entretanto, a empresa se comprometeu a modificar os dados no prazo máximo de um ano. Assim, as informações devem estar organizadas antes do início da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9775-google-exclui-favelas-cariocas-do-google-maps.htm#ixzz1KkIozCHo
Digg it StumbleUpon del.icio.us

Os retrovisores do futuro



(Fonte da imagem: Chinavision)
Entrar no carro, ajustar o banco e os espelhos retrovisores. A rotina que você aprendeu na autoescola quando foi tirar a carteira de motorista está prestes a mudar. Os espelhos retrovisores do futuro não requerem ajuste de posição, apenas que você ligue o dispositivo e integre-os com o restante do veículo.
A Chinavasion está comercializando o Bluetooth Rearview Mirror. Trata-se de uma espécie de espelho retrovisor para o veículo, mas que em vez de espelhar as imagens para o motorista, capta-as por meio de uma câmera e as exibe com qualidade numa tela LCD de 4,3 polegadas.
Além de exibir as imagens traseiras, o dispositivo conta com um GPS integrado e conectividade Bluetooth. O sistema permite incluir músicas por comandos de voz e, até mesmo, games que podem ser jogados diretamente na tela touchscreen.
O aparelho já está à venda em sites internacionais pelo preço médio de US$ 102. Vale lembrar que dispositivos que possam tirar a sua atenção enquanto você dirige não são os mais recomendados para manter ativos com o veículo em movimento. Por isso, pense muito bem antes de dispor dessa combinação em seu carro.
Galeria de Imagens


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9773-o-futuro-dos-espelhos-retrovisores.htm#ixzz1KkHLNqDy
Digg it StumbleUpon del.icio.us

PSN, dados e informaçoes podem ter sido roubados.


                              
Após seis dias com a sua rede online fora do ar, empresa emite comunicado preocupante para todos os donos do PS3.





                                  


Em um comunicado oficial publicado há pouco nos blog oficiais do PlayStation, a Sony afirmou que os dados pessoais e senhas de contas na PSN foram roubados pelos invasores que causaram a interrupção no serviço. A rede online do PS3 está fora do ar desde quarta-feira passada devido a “intrusões ilegais” no sistema, que ocorreram entre os dias 17 e 19 de abril.
A Sony, porém, não confirma que dados de cartão de crédito e outras informações bancárias foram obtidas pelos invasores da PSN. Em trecho do comunicado oficial, a empresa cita exatamente o que foi roubado:
“Apesar de ainda estarmos investigando os detalhes desse incidente, acreditamos que uma pessoa não-autorizada obteve as seguintes informações: nome, endereço (cidade, estado, CEP), país, endereço de email, data de nascimento, logins e senhas da PlayStation Network e Qriocity, e ID da PSN. É possível também que seus dados de perfil, incluindo o histórico de compras e endereço de cobrança, assim como as perguntas de segurança da PlayStation Network e Qriocity tenham sido obtidas.
(...)
Apesar de não existirem evidências, até agora, que dados de cartão de crédito foram roubados, não podemos excluir a possibilidade. Se você forneceu seus dados de cartão de crédito à PlayStation Network ou Qriocity, apenas por precaução, informamos que seu número de cartão de crédito (com exceção do código de segurança) e data de validade podem ter sido obtidos.”

A Sony pede aos usuários que fiquem atentos a mensagens de email, telefonemas e correspondências solicitando dados em nome da empresa, afirmando que jamais entrará em contato com nenhum membro da PSN pedindo esse tipo de informação. Após o retorno do serviço, a empresa pede que os usuários modifiquem todas as senhas e fiquem atentos a faturas de cartão de crédito em busca de cobranças indevidas.


De acordo com a empresa, os seguintes passos foram tomados para lidar com o problema:
  • Interrupção temporária dos serviços PlayStation Network e Qriocity;
  • Acionamento de uma firma de segurança externa e reconhecida para realização de uma investigação completa sobre o ocorrido;
  • Tomada de passos rápidos para melhoria da segurança e fortalecimento da estrutura da rede, por meio da reconstrução do sistema de forma a proteger as informações pessoais.
A empresa agradece ainda a paciência e entendimento de todos os usuários, e garante estar trabalhando o mais rápido possível para restabelecimento da PlayStation Network. A Sony, porém, não deu uma previsão para retorno do serviço.


E para o Brasil, o que isso significa?
Para os brasileiros na PlayStation Network, a informação é um pouco menos preocupante. Jogadores que possuem contas americanas no serviço provavelmente utilizaram dados falsos no momento do cadastro e, sendo assim, devem ficar atentos apenas às suas contas de email e à própria ID na PSN.

Como a rede exige cartões de créditos com endereço americano para compras na PS Store, dificilmente algum conterrâneo teve seus dados bancários expostos. Isso, porém, não é uma regra e, como alguns jogadores conseguem cadastrar seus cartões para utilização na rede, é importante checar periodicamente as faturas até que a situação seja normalizada.

Usuários com contas nacionais, porém, tiveram seus endereços expostos durante a falha. Os dados de cartão de crédito, porém, continuam seguros, uma vez que a versão brasileira da PSN não conta com uma loja virtual.


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9772-sony-dados-pessoais-e-de-cartoes-de-credito-dos-usuarios-da-psn-podem-ter-sido-roubados.htm#ixzz1KkESqW8M
Digg it StumbleUpon del.icio.us

Cooler Master Inferno: novo mouse pra quem gosta de gamers !!!


(Fonte da imagem: Cooler Master/Divulgação)
Com o aperfeiçoamento dos jogos que cada dia empregam uma tecnologia nova, não tem como deixar um dos seus componentes mais importantes para trás desta evolução. Para acompanhar esses avanços na área dos games e deixar os aficionados completos durante as horas em que estiverem testando suas habilidades é que a Cooler Master, especializada em soluções térmicas de alta performance e acessórios com design diferenciado, acaba de lançar no país o Mouse CM Storm Inferno.
O acessório vem com 11 botões, sendo nove reprogramáveis, dois tridimensionais na lateral esquerda e um especial perto do polegar com a função Storm Tactics, sistema que permite configurar até 32 combinações diferentes de botões, além de otimizar as sessões MMO de maior intensidade, aumentando as reações dos personagens com alto comando de combinação.
 Acima dos botões de clique direito e esquerdo, há mais duas opções, um botão de Rapid Fire (tiro rápido) à esquerda e um à direita que aciona os macros. Abaixo existem dois botões para aumento/diminuição da resolução e outro que aciona a troca de até três perfis diferentes de jogo, graváveis na memória de 128 KB, deixando o plug and play para funcionar em qualquer sistema de computador sem a necessidade de software adicional depois de configurado.
Mouse CM Storm Inferno também vem com o versátil MacroPro Key™, que permite um fácil acesso para acionar os comandos do firmware pré-programados, como macros, scripts e o movimento do mouse. Automatiza ações repetitivas que podem ser implementadas para jogos e MMO complexas e/ou outros aplicativos do Windows.
 O equipamento tem um desenho ergonômico, possui laterais emborrachadas, além de um indicativo luminoso dos cinco níveis de resolução. Na parte de baixo, há o sensor duplo de laser que atinge até 4.000 dpi e os três pés de teflon.
Esse motor a laser superior garante estabilidade extrema e desempenho de monitoramento dos pontos. O aplicativo Superior Gaming-Grade proporciona um desempenho sem perdas, com gamas de velocidades otimizadas, impulsionado a suportar todos os tipos de movimentos táticos com precisão absoluta.

Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9769-cooler-master-inferno-novo-mouse-da-mais-precisao-aos-gamers.htm#ixzz1KkDTFP1B
Digg it StumbleUpon del.icio.us

terça-feira, 26 de abril de 2011 COOL LEAF: teclado futurista com design espelhado


Aparelho conta com interface sensível ao toque e layouts especiais para cada tipo de idioma.

(Fonte da imagem: Minebea)

A empresa japonesa Minebea anunciou nesta terça-feira (26 de abril) o lançamento do COOL LEAF, teclado com design futurista com visual totalmente espelhado. Em vez de contar com botões tradicionais, o dispositivo dispõe de uma interface sensível ao toque no qual surgem as teclas, que se apagam assim que a fonte de alimentação é desligada.

Surgido a partir de um design conceitual apresentado em 2010, o aparelho possui 108 caracteres em língua japonesa e compatibilidade com sistemas operacionais Windows. A Minebea já anunciou planos de layouts especiais para o alemão, inglês, francês e italiano, que devem ser lançados em julho de 2011.

Uma versão para Mac também foi prometida, embora não tenha nenhuma previsão de lançamento. O teclado mede 383x128x17 mm, possui peso de 620 gramas e já está disponível para venda através de importadoras com o preço sugerido de US$ 245.


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9761-cool-leaf-teclado-futurista-com-design-espelhado.htm#ixzz1KeSdaRTA
Digg it StumbleUpon del.icio.us

O maior onibus do mundo (ele é brasileiro !!)


Ligeirão azul (Fonte da imagem: Prefeitura de Curitiba)
Ônibus grande é pouco para o Mega BRT (Bus Rapid Transit), o maior veículo articulado do gênero do mundo. Com 28 metros de comprimento, 2,6 metros de largura externa e 2,2 metros de largura interna, a novidade possui lugar para cerca de 250 passageiros, aumentando em 45% os lugares disponíveis para quem precisa usar o transporte público coletivo.
Isso porque o “Ligeirão Azul”, como carinhosamente apelidado devido a sua cor, vai circular pela cidade de Curitiba a partir do mês que vem, com o objetivo de melhorar ainda mais as vias de circulação rápida da cidade. Com isso, o trajeto de 20 quilômetros entre bairro e centro é feito em 15 minutos, com poucas paradas durante o caminho.


Tecnologia de ponta

Além do tamanho, o Mega BRT possui uma carroceria da Neobus, que se assemelha a um trem-bala. A aerodinâmica foi feita para ser mais um ponto positivo do veículo, eficiente para algo tão robusto quanto ele.
Porém, não pense que toda essa potência traz mais poluição para a cidade, já que o ônibus utiliza apenas combustível de soja, diminuindo em 50% a emissão de fumaça em relação a outros veículos que circulam na cidade de Curitiba. O que era um projeto experimental em 2009 (chamado B 100), agora passa a ser usado nos 24 novos Mega BRT, todos em circulação até o final do ano.
Ônibus nas estações tuboÔnibus biocombustível nas estações tubo de Curitiba (Fonte da imagem: Prefeitura de Curitiba)

Ele possui ainda vidros amplos (uma maior área envidraçada) com película fumê, além de exaustores e ventiladores feitos para manter a temperatura mais amena durante a viagem.  Com cerca de 53 mil passageiros (por dia) usufruindo da linha coberta pelo “Ligeirão Azul”, nada melhor do que trazer conforto para quem depende desse tipo de transporte para trabalhar, estudar ou passear.


Necessidades especiais

Aqueles portadores de necessidades especiais também serão beneficiados pela nova frota. Além de trazer banco para quem é vítima de obesidade, conforme determinado nas novas regras de trânsito, o Mega BRT possui espaço com cinto de segurança para cadeirantes e lugar especial para os cães-guia – os únicos animais que podem passear tranquilamente no transporte público.
Adaptado para portadores de necessidades especiais (Fonte da imagem: Prefeitura de Curitiba)

Bancos especiais, que somam 20% do veículo e são distintos pela cor amarela, também ficam disponíveis para idosos, gestantes e portadores de deficiência. Quem tem problemas de visão pode localizar informações (em relevo, inseridas em locais estratégicos), que permitem ao usuário identificar em qual ônibus estava em caso de haver um imprevisto. As portas trazem sinais sonoros e luminosos, facilitando a vida de deficientes visuais e auditivos.
Ao apertar um botão especial, qualquer um pode enviar um aviso ao motorista de que alguém, com dificuldade de locomoção, vai desembarcar. Isso aumenta a segurança e minimiza os riscos de acidentes quando do arranque do veículo ou do fechamento acidental de portas.
Para os motoristas, a visualização também ficou melhor, já que a primeira porta está mais afastada da parte frontal do veículo. Novas barras de proteção deixam o condutor mais isolado, permitindo que ele tenha mais espaço para trabalhar e podendo, inclusive, observar melhor os espelhos retrovisores.
Placa em Braile para portadores de deficiência visual (Fonte da imagem: Prefeitura de Curitiba)

Outra tecnologia que também deve contribuir para a diminuição do tempo da viagem são os sensores de cruzamento. Com eles, os ônibus se tornam a prioridade durante o cruzamento, fazendo com que os semáforos se abram, evitando assim paradas desnecessárias, que aumentam a duração do trajeto.


Primeiras unidades

Dos 24 ônibus Mega BRT adquiridos pela Prefeitura de Curitiba, 10 já estão rodando desde sábado (16 de abril), substituindo os veículos que anteriormente faziam a linha. Além disso, a cidade terá mais 520 novos coletivos rodando até o final do ano, renovando cerca de 28% da frota total.

Galeria de Imagens

Portanto, quando você for conhecer os pontos turísticos de Curitiba, não deixe de conhecer também o “Ligeirão Azul”, conferindo todas as inovações que certamente devem agradar aos que gostam de tecnologia e dependem do transporte público para se locomover pelas cidades


Leia mais no Baixaki: http://www.tecmundo.com.br/9753-o-maior-onibus-do-mundo-e-brasileiro-e-abre-semaforos-por-sensor.htm#ixzz1KeRkivo5
Digg it StumbleUpon del.icio.us
 
Copyright 2010 t3cnoworD ;;*
Carbon 12 Blogger template by Blogger Bits. Supported by Bloggermint