
Todos devem estar acompanhando os acontecimentos sobre o Japão. A destruição da Usina de Fukushima por parte da onda, por exemplo, trouxe grandes conseqüências àquela região, como a emissão de radioatividade – no caso, raios gama.
O mundo deve se perguntar como os japoneses fazem o acompanhamento do território atingido, já que não podem adentrar devido ao grande nível de radiação do local. A solução encontrada por eles foi a implantação dos “Monirobô”(a mistura de Robô com Monitor). Eles são uns carrinhos de 80cm de comprimento que andam a 40 metros por minuto e são equipados com braços manipuláveis com instrumentos de medição, sensores de temperatura, umidade e radiação, além das supercâmeras que geram imagens em 3D.
O seu único defeito é o alcance que ele pode ser operado, que é de no máximo 1km; vendo que a distância de segurança que se deve manter dos reatores é de 80km. Mesmo assim eles estão sendo bastante úteis e inclusive fazem parte do material disponível para a utilização dos chamados “50 heróis de Fukushima”.
0 comentários:
Postar um comentário